Emoção: Como tirar vantagem disto.

Importânte: Que fique bem claro que você não pode deixar qualquer tipo de emoção influenciar em suas atitudes e principalmente na leitura dos números.

Entenda que por atraz de todos estes números existem pessoas operando, sugeitas as mais variadas emoções como o pânico, a esperânça. 
Ai que complica? 
-Não.  É ai que temos que tirar vantagem disso e não deixar isto nos prejudicar, mesmo os grandes players, tem uma pessoa ali por tráz que toma as decisões, e se cometer um erro grande perde seu emprego, então o fator emocional está diretamente ligado aos números, mesmo para os grandes players.
Os grandes players tem a esperança, tem medo, tem otimismo, pessimismo, etc...
Precisamos saber ler os números e os sentimentos que eles expressam,  que é o comportamento do mercado, afinal, por traz dos números existem pessoas tomando decisões
e estes na sua maioria não conseguem separa-las. Pois seus empregos e reputação dependem de acertos e erros.
Qual a nossa vantagem ? Primeiro, não seremos demititos, segundo, se soubermos deixar de lado nossos sentimentos e fazer a correta leitura dos números do mercado, podemos entender qual o tipo de sentimento predominante.
Quando o sentimento predominante for otimista, a sua compra deve ser muito boa, pois se este sentimento deixar de existir por qualquer motivo, seja por uma notícia, baixa em algum número e etc... a realização será muito rápida, e só poderá sair sem ter um prejuizo grande se estiver bem comprado e for rápido o suficiente.
Quando o mercado estiver pessimista, temos que fazer uma boa venda, ou ficar de olho em uma boa compra, rápida. Pois como o sentimento anterior, qualquer que seja a mudança, se fará muito rápida.

Resumindo: 

Mercado Otimista: Preços superestimados (altos). Quanquer compra deve ser muito bem feita.

Mercado Pessimista: Preços subestimados (baixo). Uma compra na virada será muito lucrativa. E a venda é arriscada, por isso deve ter um bom preço de venda.

Mercado Medroso: Números voláteis, variam muito e rápido. Bom para DT (day traders) tiro-curto. Seja rápido, compre-e-venda ou venda-e-compre rapidamente. Pois se uma alta ou baixa se confirmar, não terá tempo pra fazer reparos.

Mercado na Espectativa: Quando ninguem quer dar o primeiro passo, não sabe pra onde vai, se sobe ou cai, esperando algum número "mágico" ou alguma "notícia". Também chamado de mercado de lado. Onde as mínimas e máximas estão muito próximas. Melhor coisa a se fazer. FIQUE DE FORA, só olhando, quando houver uma definição, entre. Antes disso é chute. E a bolsa não é corrida de cavalos ou casa de apostas.


Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa esse resumo ficho show! Poucas palavras mas é lição de uma vida.